Lucineide dos Reis

Dê a quem você ama asas para voar,raízes para ficar e motivos para voltar.

Textos

A auto estima
A palavra auto estima tem origem no latim AUTOS que significa à si mesmo e do grego AESTIMARE que por sua vez significa valorizar ,estimar e apreciar.
Logo a auto estima é o ato valorizar à si mesmo.
Pensando neste sentido de semântica vemos a importância de ter uma relação saudável consigo próprio.
Mas também uma relação trabalhada na aparência é errônea uma vez que temos o conteúdo ao invés de somente a capa.
Muita gente não pensa a longo prazo cultivando a em salões de cabeleireiros, academias de ginásticas .Um dia esta pessoa irá envelhecer o corpo durinho dará lugar a músculos flácidos e onde vai parar o amor próprio.
É preciso rever conceitos e enxergar as qualidades e habilidades não relacionada ao seu físico.
A construção da relação saudável consigo próprio é obtida na infância e na adolescência.
É aí que entram os relacionamentos de amizades,amores e com os pais que vão adquirindo consistência e a pessoa aprende o seu valor no determinado contexto.
Não é errado valorizar o corpo .Errado é focar somente nesta área.O reflexo da auto estima baixa é a pessoa não conseguir ficar um tempo sem namorado porque ela tem uma necessidade de ouvir palavras de aprovação.
Talvez esta suposta aprovação não veio na infância por parte dos pais,dos mais próximos.
É  um problema de valor próprio o indivíduo se menosprezar,não acreditar em si mesmo,ter medo de tomar decisões ou embarcar em relacionamentos tóxicos.
Estes relacionamento abusivos nada mais é do que a exteriorização de uma pessoa que se acha "menos" que as outras e acha que qualquer um serve .
Muitas áreas de nossas vidas refletem esta auto estima : a exacerbada e a baixa.
Mas o ideal é ter uma estrutura sã .De amor próprio e uma família que os amam ,lhe passam segurança.
Uma sociedade com padrão de beleza tão rígido como nosso adoecem àqueles que vinculam à auto estima à aparência.
Enfim é preciso quebrar rótulos impostos pela mídia e ter empoderamento para saber ser feliz com o que se é. E não com que nos são lançados pelo sistema.
Lucineide dos Reis
Enviado por Lucineide dos Reis em 03/11/2020
Alterado em 03/11/2020
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras