Lucineide dos Reis

Dê a quem você ama asas para voar,raízes para ficar e motivos para voltar.

Textos

Sobre o Machismo
Desde os primórdios dos tempos o machismo é embutido na sociedade de forma sútil.
Na pré-história os homens das cavernas saiam para caçar,as mulheres ficavam em casa cuidando das crianças e dos afazeres domésticos isso já criava uma ideia preconcebida de que cada um tinha um "lugar".
O tempo foi passando e nos deparamos com os brinquedos infantis típicos de dona de casa:vassourinhas,máquina-de-lavar,fogõezinhos que são direcionados para nada mais e nem nada menos que as meninas.
As bonecas das quais as garotas cuidam como se fossem filhinhas denotando a questão maternal da mulher.
A questão de estupro é um bom tópico  sobre o machismo quando a "culpa" recaí sobre a moça.Perguntam-se com que roupa ela estava?
Ou que provocou a situação?
Em tempos atras a única função da mulher era casar,procriar e cuidar da casa e se tivesse um esposo violento seria pré-julgada de mulher de malandro.Gosta de apanhar.Mas as pessoas não "vêem" que ela é submissa,dependente,não tem como se sustentar sozinha e com os filhos então "aceita" a situação.Isso é mais uma demonstração de machismo.Então houve uma reviravolta o sutiã foi queimado em praça pública como protesto da ditadura da beleza do machismo.
Simbolicamente queriam dizer ter poder de decisão sobre o próprio corpo.
A versão moderna do machismo é o feminismo.
Da qual a mulher se posiciona como igualitária nos direitos e deveres.
Saíram de casa,estudaram mas ainda continuam sofrendo discriminação,uma sútil discriminação na questão salarial.
Em cargos de poder até mesmo no trânsito.
quantas mulheres para quantos homens são diretores,presidentes ou tenentes.
O  estatística coloca á prova a questão da desigualdade sexista que tem por fundamento o machismo.


Lucineide dos Reis
Enviado por Lucineide dos Reis em 07/06/2013
Alterado em 07/06/2013
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras