Lucineide dos Reis

Dê a quem você ama asas para voar,raízes para ficar e motivos para voltar.

Textos

O que é o Preconceito? Parte 1
                       O que é o preconceito?
    
  Etimologicamente falando preconceito deriva da palavra pré que significa antes e em seguida conceito que é o que é.
Então preconceito seria algo como uma opinião emitida antes de saber-se o que é.
Existem preconceitos raciais,sexuais e sociais dos quais os indivíduos são  rotulados de acordo com a margem em que vivem e oriunda.
Um preconceito racial é "vivo" quando a pessoa não aceita que um negro obtenha um cargo intelectualizado ou quando duvida  de sua capacidade e de suas verdades.
Ou que o lugar do cidadão da raça negra é na rua  ou na favela.E não numa faculdade,discursando palavras bonitas e falando a verdade.
A escravatura é um marco na disseminação do preconceito racial quando desigualava seres humanos colocando-os de lados opostos.
Isso fez com que fincasse na memória das pessoas a imagem do negro como subalterno ou trabalhador braçal.
Abolida a escravatura há mais de 125 anos pela Princesa Isabel resta apagar da memória e quem sabe da história um passado de delimitações e inferiorização.
O dia 20 de novembro foi estabelecido como dia da consciência negra pelo projeto de lei n°  10.639  no dia 9 de janeiro de 2003.
Dia na qual é posto em exposição a colaboração da cultura negra e da miscigenação das raças que definimos de mestiças.
Esse data não é qualquer data.Foi o dia em que morreu  Zumbi líder dos Quilombos dos Palmares.Que representou a luta do negro contra a escravidão.É nessa data que devemos propor aos alunos um olhar de reflexão e inserção vendo o negro como humano.E mais como cidadão.
Criar cotas nas universidades é mais do que justo numa sociedade hipócrita e racista em que defende mas coloca-o do lado de fora.
A hipocrisia emoldura a sociedade num quadro assustador de falsa inserção uma vez que é a mais responsável pelos danos causados.


Lucineide dos Reis
Enviado por Lucineide dos Reis em 21/05/2013
Alterado em 26/06/2013
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras